segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Breve Histórico


O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA GENOVEVA, é um dos Departamentos do CEPROMH-GNA COMUNIDADE EDUCACIONAL E PROMOÇÃO HUMANA DE GOIÂNIA-GOIÁS. Sua filosofia de ação está implícita na proposta bíblica de Jesus: "Quantas vezes vós fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim é que o fizestes”. (MT 25,40).
Localiza-se na região leste, à Avenida Brasil, nº 856, (Qd. 47, Lts. 01 e 02); Setor Santa Genoveva, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, Cep 74672-350, fone (62) 264.1745 e fax (62) 264.7706, tendo como Entidade Mantenedora o CEPROMH-GNA COMUNIDADE EDUCACIONAL E PROMOÇÃO HUMANA DE GOIÂNIA-GOIÁS, com Estatuto Social arquivado no Registro de Pessoas Jurídicas – Cartório W. Sampaio, sob nº 206.573, livro A; inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ – do Ministério da Fazenda sob nº 00.163.071/0001-05; declarada de Utilidade Pública Municipal (Lei.n° 6.234, de 19/12/84), Estadual (Lei nº 14.255, de 26/08/02) e Federal (Portaria nº 1.097, do Ministério da Justiça, D. O. U. De 20/09/02). Cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, conforme Resolução n° 55, de 30/04/97, e por este reconhecida como Entidade de Fins Filantrópicos conforme Resolução nº 151 de 22/06/99. Inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Goiânia – CMASGyn – sob nº 0078, do livro 01 de Registro de Entidades (pág. 26) e registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – sob nº 51.

Fundada em 1983, é uma das obras sociais mais importantes da ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA. Foi presidida pelo Pe. Héber Salvador Condè de Lima (Pe. Lima), que a dirigiu por mais de 10 anos e atualmente pelo Sr. Roberto C. Domingos, apoiado por inúmeros membros da Comunidade e por um quadro de funcionários e colaboradores dedicados e responsáveis. Sua atual Diretora é a profª Marlene Maria de Souza Machado tendo por Vice-Diretor Newton Marcos.Leone Porto. A diretoria do departamento é auxiliada diretamente pela secretária Aparecida Lourdes da Silva e pela Aux. Administrativa. Maria Roberta de Paiva e Francielle Aparecida Dias Cruz, com coordenação pedagógica da Profª Vânia Lucia Silva Borges, graduada em Pedagogia.

Trata-se de uma entidade civil, de natureza filantrópica e sem fins político-partidários, que dirige seu atendimento preferencialmente às crianças de famílias de baixa renda da comunidade, na faixa etária de 0 a 06 anos, em regime de semi‑internato, promovendo seu bem estar, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral, ético, social e estético, a ampliação de suas experiências, estimulando seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade, bem como de iniciação cristã. Enfim, dela cuidando e educando.

As crianças atendidas recebem, além de muito carinho e dedicação, 04 refeições diárias (café da manhã, almoço, merenda e janta) no período de funcionamento da Instituição é das 7:00 às 17:30 hs.Tem como prioridade o atendimento das crianças de famílias de baixa renda dos Setores Santa Genoveva, Jardim Guanabara, Jaó e adjacentes. A admissão das crianças se dá por uma seleção realizada através do preenchimento de uma Ficha de Pedido de Matrícula e uma Ficha Social com a finalidade de obter o perfil da família. Após análise dos dados desses documentos e aprovação, a família é visitada para se confirmar às informações fornecidas e o responsável convocado para uma reunião destinada a tomar conhecimento da rotina de trabalho, do quadro de pessoal e das instalações físicas da Instituição bem como receberá as orientações para efetuar a matricula e uma breve interpretação do seu Regimento Interno.

Seus recursos financeiros advêm, uma parte de Convênios com a Secretaria Municipal da Educação (Convênio de Cooperação Técnica), Fundo Municipal de Assistência Social-FMAS, via Fundo Municipal de Desenvolvimento Comunitário - FUMDEC (Programa Creche e Manutenção – PCM); Governo do Estado, via Programa Renda Cidadã (pão e leite) e isenção de taxas de água e esgoto e energia elétrica (SANEAGO e CELG). Outra parte, bastante substancial, vem da Comunidade, via sócios benfeitores e doações particulares, bem como das rendas auferidas pelo seu Presidente, Pe. Lima, originárias de direitos autorais e venda de quadros que já se tornaram famosos.

Nenhum comentário: