terça-feira, 14 de outubro de 2008

PROJETO GERAÇÃO SAÚDE: HÁBITOS, VALORES E ATITUDES.

Autores:
Aevonice Marques
Ana Maria
Ana Lúcia
Creusa
Daliene
Juliana
Maria Lúcia
Tatiana Alves
Professoras:
Cenilte Alves
Patrícia Paim
Rudimar Teles
Equipe P.H.:
Mª. José Sátiro
Mª. Aparecida
Raquel Pereira
Coordenadora Pedagógica:
Vânia Lúcia Silva Borges






Goiânia – GO, 01 de Abril de 2008.
Duração: Abril, Maio e Junho

Tema:
Hábitos, valores e atitudes.

Título:
Geração Saúde: Hábitos, valores e atitudes.

Problema:
Este projeto surgiu da necessidade de desenvolver e resgatar hábitos, atitudes e valores que devem ser trabalhados com crianças à partir do primeiro ano de vida. O trabalho envolve todas as turmas, da educação infantil desde o berçário.

Objetivos:
Trabalhar a percepção tátil, os aromas, sabores, costumes, a coordenação motora grossa e fina, texturas e experiências sensoriais. Conscientizar sobre a importância da higiene física, bucal, mental, assim como a preservação do meio ambiente, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

Justificativa:
O projeto propiciará o desenvolvimento de atividades integradas relacionadas a uma das mais importantes questões da infância, a formação de bons hábitos alimentares, de higiene e outros aspectos que interferem na qualidade de vida, trata-se de um trabalho educativo que requer outras abordagens e a construção de uma ponte sólida entre o que é poderoso e o que é saudável. Por meio de atividades diferenciadas, pesquisas e vivências, as crianças vão se defrontar com diversos temas do seu cotidiano na escola e na família – o que inclui a escolha de alimentos, o consumo de doces e salgadinhos industrializados, a boa nutrição entre outros.
Certamente teremos inúmeras oportunidades de fortalecer a parceria entre a instituição e a família. Tais como o dia das mães e a festa junina, buscando levar os educandos a construir uma forma mais saudável de conduzir a própria vida, “que está apenas começando”.

Conteúdo/Desenvolvimento/Metodologia:
· Atividades orais e escritas
· Brincadeiras
· Música e Dança
· Culinária (Comidas Típicas)
· Alimentos de origem vegetal e animal
· Textos informativos sobre alimentação, dengue e etc.
· Histórias
· Pinturas
· Dobraduras
· Recortes
· Rótulos
· Embalagens
· Sucatas
· Passeio
· Confecção de Livrinhos
· Dramatização
· DVDs
· Exposição
· Apresentação no pátio para comemorar o dia das mães, com exposição de trabalhos e degustação de chás e torradas.
· Culminância
· Festa Junina
· Quermerse na quadra da escola com apresentação de quadrilhas, barracas, jogos, comida típicas e mostra cultural

Agrupamentos
Apresentação Maio
Berçário

Maternal

Jardim I A

Jardim I B

Jardim II A

Jardim II B

Promoção Humana A

Promoção Humana B

Promoção Humana C



Recursos:
Os recursos necessários para a realização do projeto são responsabilidades da instituição, parcerias com alguns voluntários e eventualmente os professores ou voluntários que contribuem diretamente ou indiretamente com algum recurso para adquirimos qualidade no trabalho planejado.

Avaliação:
O processo avaliativo deve acontecer de forma contínua de tal modo que os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos, levando sempre em consideração a construção do conhecimento na formação integral da criança, ou seja, proporcionando desenvolvê-la como um todo, bem como suas habilidades cognitivas, físicas ou psicológicas.

Bibliografia:
· Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
· Revista Nova Escola – Março 2006
· Projetos Escolares – Educação Infantil
· Documentário: Projeto Xô Dengue – Goiânia Contra Dengue. Fita VHS, Vol. 01-02-03. MEC/SEF, Brasília 2002.

Nenhum comentário: