sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projetos raízes culturais

Tema:

Raízes culturais: crescendo e aprendendo. Valorização e respeito às diferenças individuais e culturais. Período: Agosto, Setembro, Outubro.

Problema: Este projeto surgiu da certeza de que o ser humano apreende o mundo por meio de elementos vivenciais daí a importância de brincadeiras e jogos que trabalhe a autonomia da criança, a compreensão de limites, a idéia de valores, o respeito às diferenças individuais e culturais. O projeto que envolve todas as turmas da instituição enfatiza a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo, com as qualidades e atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; o folclore é vivo e esta ligado a nossa vida de um jeito muito forte.

Justificativa: O papel da escola é fundamental como espaço de resgate e preservação cultural. O saber popular é um ponto de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e analise das conquistas, dessa cultura e seus determinantes, além da importância de se preserva as tradições de um povo.

Objetivos:
· Respeitar o ritmo, as dificuldades e as conquistas de cada um;
· Promover uma aprendizagem do conhecimento de forma lúdica, prazerosa e socializadora, voltada para a formação de valores;
· Trabalhar em equipe, enteressar-se pelas brincadeiras tradicionais;
· Confeccionar jogos e brinquedos;
· Perceber a importância dos ensinamentos dos mais velhos;
· Respeitar crenças e hábitos regionais;
· Resgatar o patriotismo;
· Valorizar o lugar onde nasceu;
· Abordar crenças e hábitos que fazem parte do cotidiano.

Desenvolvimento: No primeiro momento, trabalhar a identidade e a autonomia, fazendo uma investigação a respeito do conhecimento preexistente sobre o assunto dia dos pais, olimpíadas, folclore, semana da pátria, trânsito, semana da criança e outros temas.
· Roda de conversa;
· Confecção de máscaras variadas, brinquedos;
· Leitura de: lendas, parlendas, travas-língua;
· Cantigas populares;
· Gincanas
· Álbuns variados (olimpíadas, folclore, etc.);
· Textos informativos
· Jogos matemáticos
· Desfiles
· Murais
· Dobraduras
· Dramatizações, etc.

Sugestões de brinquedos e brincadeiras
· Bolinhas de sabão
· Bilboquê
· Passa anel
· Boca de forno
· Cabra cega
· Jogo da velha
· Seu rei mandou
· Amarelinha
· Marcha soldado
· Ioiô
· Brincadeira de roda
· Vai e vem
· Boliche (feito com garrafa Pet)
· Telefone sem fio
· Pé de lata
· Estátua
· Pique-pega
· Pique esconde

Avaliação:
A avaliação será feita de forma continua durante as atividades propostas
Referencia bibliográfico PINTO, Gerusa Rodrigues e Lima.
Dia a dia da professora, Ed. FAPI LTDA.

SITES de pesquisas:
www.folclore.com.br
www.folclore.brasileiro.com.br

Nenhum comentário: